Favela Brass, um programa de educação musical
para jovens das favelas e
escolas públicas do Rio de Janeiro

Baile Brass de Natal acontece dia 21 de dezembro, sábado, às 17 horas,
aberto ao público em Santa Teresa, 

com participação da fanfarra MixTape Brass Band 

No dia 21 de dezembro, sábado, o Projeto Favela Brass, realiza na Favela Pereira da Silva, em Santa Teresa, o Baile Brass de Natal, às 17h, que ganha a participação especial da fanfarra MixTape Brass Band. Um especial de Natal no já consagrado baile mensal que vai reunir todos os alunos do projeto, com apresentação aberta ao público para comemorar as conquistas de 2024. Com repertório especial para o Baile Brass de Natal, para todo mundo dançar com sucessos, como: Jingle Bells, Santa Claus is Comin’ to Town, Winter Wonderland, All I Want for Christmas is You, Got that fire, Carnival Time, Latino, Girls Just wanna have fun, Smells like teen Spirit, Shake It offLocked out of, Beyoncé, Finally, Taj Mahal, Seleção Araketu, Seleção Tim Maia.

Com 10 anos de atividades, fundado em 2014 na Favela Pereira da Silva, em Santa Teresa, pelo trompetista britânico Tom Ashe, o Projeto Favela Brass consolida a educação musical na região beneficiando 240 crianças, adolescentes e jovens entre 7 e 17 anos das favelas no Rio de Janeiro e em escolas públicas da cidade, com objetivo de transformar vidas através de aulas gratuitas de vários instrumentos musicais, com foco na música popular brasileira e jazz. 

Com patrocínio da PRIO, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, hoje, já são 240 alunos atendidos que fazem aulas na comunidade e em mais 7 escolas públicas da região e no Aterro do Flamengo. Os estudantes são moradores de favelas como Pereira da Silva, Fogueteiro, Fallet e Morro dos Prazeres.

Em abril deste ano, o projeto celebrou em grande estilo os 10 anos de atividades, com um mega evento no Circo Voador para cerca de 1.100 pessoas, com participação das principais fanfarras do Rio de Janeiro. 

Além das aulas gratuitas de música, o projeto também abriga três bandas, que circulam pelo Rio de Janeiro promovendo democratização de acesso e oportunidades de fruição artística e cultural para os jovens atendidos. Os grupos possuem um calendário permanente de programações nas comunidades atendidas, entre outros locais no Rio de Janeiro. Nos últimos dois anos, o projeto aportou em Paraty e em São Paulo para o Bourbon Festival. 

O repertório das bandas é diverso, com músicas típicas de fanfarras e blocos do Rio de Janeiro, incluindo clássicos do funk carioca ("Rap da Felicidade, "Cheguei", "Glamourosa"), da música popular brasileira ("Maracangalha", "Mamãe Eu Quero", "Navegador dos Sete Mares") e o jazz de Nova Orleans ("Oh When the Saints", "Do Watcha Wanna", "Joe Avery Blues").

Mídias digitais Favela Brass:

Instagram: www.instagram.com/favela_brass

Facebook: www.facebook.com/favelabrass

Youtube: www.youtube.com/favelabrass 


SERVIÇO: Baile Brass de Natal

Dia: 21/12 (sábado), às 17h

Local: Comunidade Pereira da Silva (Av. Almirante Alexandrino, 2023 – Santa Teresa)

Participação especial: Mixtape Brass Band

Evento gratuito

Classificação: livre

Sinopse: O Baile Brass é um evento fixo do projeto que acontece uma vez por mês na comunidade, com o objetivo de reunir todas as bandas do projeto para uma super apresentação para moradores da região, e conta sempre com uma banda de fanfarra convidada. Para o mês de dezembro, a Favela Brass vai reunir todos os alunos para um especial de Natal. 

 Foto Favela Brass Crédito Lucíola Villela

Tributo a Tim Maia com André Marçal & Banda

Show com os maiores sucesso do síndico, canções para cantar, para dançar e se emocionar. Não quero dinheiro (Eu só quero amar), Você, Descobridor dos 7 mares, Azul da cor do mar estão no repertório desse tributo a Tim Maia.

André Marçal ,cantor e compositor, está no seu quinto álbum autoral ,já se apresentou em Buenos Aries na Argentina, em Cartagena na Colômbia, em Cusco no Peru, em  Madri e em Barcelona na Espanha e já fez abertura dos shows do Djavan, Jorge Vercillo, Vander Lee, Maria Rita, Roupa Nova, Fábio Jr., entre outros .

Show Mulher, Mãe, Mar, com Elisa Addor

Dia 13 de dezembro, sexta, 20 horas

Ingressos Sympla https://bit.ly/4ikHLBI

O show Mulher, Mãe, Mar é o lançamento do novo álbum da cantora e compositora Elisa Addor. Com a casa lotada, em maio de 2024 , no Teatro Rival Petrobras, nasceu o show no qual Elisa percorre e celebra os seus 20 anos de carreira como cantora atuante no cenário musical carioca. Ao longo de ssa jornada, ela gravou alguns álbuns, virou mãe, e muitas águas transcorreram, sempre contando com o acolhimento de seu público fiel. 

Todas essas vivências imprimiram em seu canto a densidade das profundezas do mar, a doçura das espumas e o frescor das águas salgadas . Em seu show, Elisa revela também os caldos que o mundo dá na mulher musicista, mãe, que vive de sua arte. O universo da música é prioritariamente masculino, com uma maioria de músicos e compositores. As musicistas, cantoras e compositoras, no entanto, têm se organizado e reinvindicado seu lugar e a representatividade feminina na música. 

 Este show revela, além da já conhecida intérprete Elisa Addor , também seu lado compositora e apresenta ao público outras novas compositoras como: Iara Ferreira e Kalu Coelho. Junto com as composições de Elisa e de parceires, o público se encanta também com canções de grandes nomes como Joyce Moreno e Paulo César Pinheiro. 

Além de marítimas canções, o potente e delicado show conta também com textos e poemas de autoria da própria cantora Elisa Addor, revelando mais essa faceta ao público, costurando com palavras sua história musical até hoje . 

O show tem uma hora de duração e é destinado a todos os públicos, as canções apresentadas trazem à tona diversos gêneros da música brasileira: sambas, baiões, ijexás... 

A direção geral é da atriz, cantora e roteirista Laura Castro e Rafael Mallmith é o responsável pela direção musical e violonista do show, que pode ser apresentado com 4 músicos e na versão em duo. 

“Mar me leva 

Mar me traz 

Mar me benze 

Me refaz..” (Elisa Addor)


Fotos Elisa Addor   https://bit.ly/4gr5ZbF


Direção Musical – Rafael Malmith

Produção – Paulo Cesar Figueiredo -                         Orum Produções


Novo trabalho "Mulher, Mãe, Mar" já está em todas as plataformas! 

Spotify:  https://open.spotify.com/intl-pt/album/6FzRmLp1aea9tdM8Wmv92J?si=LxbdPKwkS6GdNe5c2HZVeA


Teaser Mulher Mãe Mar: https://youtu.be/156DBWGQ__A 

Instagram: https://www.instagram.com/addorelisa?igsh=ODVpbThnOTlqdTlm

NATAL DO HEMORIO, para arrecadação de brinquedos e incentivo à doação de sangue, no dia 13 de dezembro, 6ªf, às 11h30, palhaços-músicos da Cia realizam Cortejo Fin Fon Fon, aberto ao público, nas escadarias do hospital

Material em vídeo: https://youtu.be/OP323lpKaKU

Se rir é o melhor remédio, a Cia Sapato Velho possui a missão de fazer sorrir com apresentações em hospitais e locais de vulnerabilidade emocional e social com palhaços-músicos. E para promover um Natal mais inclusivo para as crianças internadas no Hemorio, no dia 13 de dezembro, 6ªf, a partir das 11h30, a Cia estreia nas escadarias do hospital a nova temporada do projeto Sapato de Hospital, com o seu animado Cortejo Fin Fon Fon, aberto ao público.

Com o intuito de arrecadar brinquedos para as crianças internadas no Hemorio, e incentivar a doação de sangue, a Cia Sapato Velho foi criada pelos palhaços, produtores e atores Anneli Olljum, Dio Jaime Vianna de Almeida e Paulo Hartung e chega aos 12 anos desejando levar cada vez mais alegria para crianças e seus familiares.

Diversão é a palavra quando a Cia Sapato Velho chega nas enfermarias, corredores e até em Centros de Terapia Intensiva, com seus palhaços-músicos como uma fanfarra, quando apresentam repertório especial para o perfil de cada instituição. Com registro em vídeo que colabora para a comunicação nos meios digitais, as imagens também ampliam as apresentações realizadas nos hospitais para as pessoas que acompanham o tratamento de seus familiares à distância. Sapato de Hospital chega ao Hemorio, INCA e INC entre dezembro de 2024 e maio de 2025, com 12 apresentações nas dependências de cada instituição, com cortejo musical que abre e fecha o projeto ao longo dos seis meses.

Apresentado pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Especial de Integração Metropolitana e do Programa Integra Rio, o Projeto Cia Sapato Velho Convida, busca promover a inclusão de um público com pouco ou nenhum acesso às políticas culturais públicas. Com isso, a trupe fortalece a troca e a integração junto a profissionais da Cultura e da Saúde da cidade. As apresentações do Sapato de Hospital e dos Cortejos se propõem a levar uma pluralidade de linguagens, com música ao vivo, circo, teatro, marionetes, malabares e contação de histórias, permeados pela linguagem da palhaçaria.

“Nos apresentamos com artistas que já possuem experiência em levar alegria dentro das instituições hospitalares e isso é de suma importância, uma vez que passamos por vários ambientes delicados, como UTI, CTIs, Centro de Transplante de Medula (CEMO), entre outros”, disse Anneli Olljum, a palhaça Couve-Flor.

SOBRE A CIA. SAPATO VELHO

Criada em 2012 pelos palhaços, produtores e atores Anneli Olljum, Dio Jaime Vianna de Almeida e Paulo Hartung, a Cia. Sapato Velho se destacou na realização de intervenções de palhaços em hospitais no Rio de Janeiro no projeto Sapato de Hospital, além de produzir teatro, circo, música e teatro corporativo para empresas. Nos últimos anos, a Cia. foi contemplada nos editais do Município do RJ: Ações Locais 2021, Ações Locais 2023, FOCA 22 e do Estado do RJ: Retomada Cultural RJ 1, Retomada Cultura RJ 2, e agora, por último, o INTEGRA RIO, da Secretaria de Integração Metropolitana, que é do município.

Dio Jaime Vianna de Almeida: Palhaço com formação na ESLIPA nas turmas de 2012 e 2013 com o grupo Off Sina, com Márcio Libar, Leris Colombaione, Lily Curcio, Erminia Silva, Ésio Magalhâes, Ricardo Pucetti, Tubinho, Teófanes Silveira entre outros. Como ator, tem formação no Tablado (RJ) e CAL (Casa de Artes Laranjeiras). É criador da Cia. Sapato Velho, onde trabalha em ações culturais, musicais e corporativas, além do projeto Sapato de Hospital. Como músico, toca percussão e instrumentos de sopro (tuba e trombone). Atualmente, toca junto às bandas: Orquestra Circônica, Besame Mucho e Bigode do Leôncio. Contemplado no edital Ações Locais 2021 (SMC) e Retomada Cultural RJ, Retomada Cultural RJ 2 (SECEC) e INTEGRA RIO 24

Anneli Olljum: Produtora e atriz formada pela CAL em 1998, cursou Unirio – Bacharelado em Interpretação/Cenografia e Indumentária, curso livres  com Eugênio Barba e Odin Theatre, Gerald Thomas, Denise Stocklos, Arthur Ribeiro (Dos a Deux), Juliana Carneiro da Cunha e Angel Vianna, entre outros. Palhaça com formação junto à Lilian Moraes, Ermínia Silva, Richard Riguetti, Ricardo Pucetti, Lily Curcio, Teófanes Silveira ( Biribinha) e Thierry Tremouroux. Como atriz fez espetáculo com Gerald Thomas,  Marilena Bibas entre outros. Fez parte do OMAME Teatro, Teatro de Frente, ACB Teatral e Cia. Preto no Branco. Fez quatro anos de Canto Lírico e toca flauta doce. Gravou trilhas de espetáculo e um CD junto à Marco Aureh com poema de Silvia Orthof

Faz parte da Cia. Sapato Velho desde 2012, onde atua como palhaça, gestora e diretora artística. É responsável pela Couve Flores Produções Artísticas. Contemplada nos Editais Estaduais, Retomada Cultural 1 e 2 e no Edital Municipal FOCA 22 ,Cultura Carioca para a Infância 22 e Ações Locais 23

SERVIÇO:

Cia Sapato Velho Convida

Apresentação Sapato de Hospital - Cortejo Fin Fon Fon

Dia: 13 de dezembro de 2024 | sexta-feira

Horário: 11h30

Local: Escadaria do Hemorio

Endereço: Rua Frei Caneca, 8, Centro - Rio de Janeiro

Classificação: livre

Aberto ao público

Atividade: Cortejo musical e coleta de brinquedos novos para o Natal das crianças, entre 3 a 12 anos, internadas no Hemorio. Após apresentação, a entrega dos brinquedos pode ser realizada no Setor de Humanização do Hemorio.

Palhaços musicais Cortejo Fin Fon Fon: Anneli Olljum (Palhaça Couve-flor), Dio Jaime Vianna (Palhaço Tatuí), Fernando Gasparini (Palhaço Celestino), Michel Moreaux (Palhaço Miúdinho), Daniel Pimenta (Pimentão), Leonam Thurler (Palhaço Onófre) e Miguel Maron (Miguelito)

Direção artística, Figurinos e adereços: Anneli Olljum

Direção musical: Dio Jaime Vianna de Almeida

Produção e realização: Cia. Sapato Velho e Couve-flores Produções

Projeto Cia. Sapato Velho Convida é ação contemplada no edital INTEGRA RIO 24 da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria de Integração Municipal, realizada nas instituições Hemorio, INCA e INC, na cidade do Rio de Janeiro, com 36 apresentações de Sapato de Hospital, seis Cortejos Fin Fon Fon e um vídeo em curta-metragem com imagens das apresentações, disponibilizadas nas redes da companhia.

• REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE

Hemorio | www.hemorio.rj.gov.br | aci@hemorio.rj.gov.br

- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)

- Estar bem de saúde

- Ter entre 16 (*) e 69 anos, 11 meses e 29 dias (*) jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável.  

- Pesar no mínimo 50 Kg

- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação

CIA SAPATO VELHO NA INTERNET:

Cia. Sapato Velho no YouTube

Instagram: @sapatodehospital, @ciasapatovelho e @ciasapatovelhocorporativo

Facebook: www.facebook.com/ciasapatovelho

Site: www.ciasapatovelho.com.br